sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Falando sobre amor...


Eu penso que a essência da vida esta no amor. Todos falam de amor mas poucos sabem sobre algo tão subjetivo e suas inúmeras formas de expressá-las.
Falamos que amamos tudo: animais, filhos, marido ou esposa, irmãos, coisas...
Eu outra postagem expliquei os termos diferentes usados para definir amor em grego: ágape= amor de Deus, éros= amor homem x mulher, phillos ou phileo= amor de irmãos ou familiar.
No idioma português usamos a mesma palavra para tudo e todos.

Além disso foi acrescido a palavra paixão que significa sofrimento. E, fazemos uma enorme salada de sentimentos e palavras que parecem significar tudo mesmo a essência do amor.

Neste site encontrei mais formas ou diferentes de explicar a palavra amor: http://www.esbocosermao.com/2012/06/tipos-de-amor.html

Os próprios cristãos se perdem ao falar sobre o amor pois tem como direção 1 Co 13 que esta falando do amor Ágape, o de Deus e usam isso para todo tipo de relacionamento, submetendo as mulheres aos piores abusos de seus maridos em nome de uma falta de amor próprio baseada no amor doentio ao marido traidor, agressor, etc.

Falar de amor já é complexo, imagine de atitudes de amor?
Aqui outras explicações:

O amor pode até bater lá pelas bandas do coração, mas ele é resultado de complexas reações químicas que acontecem no cérebro — e nada mais são do que resultado do processo evolutivo humano. Para economizar a gastança de energia e tempo usados no processo da corte, fomos selecionados para concentrar nossa atenção em uma só pessoa — e, assim, criar com sucesso nossos descendentes. Nesse processo estão envolvidos, basicamente, três neurotransmissores: a dopamina, a norepinefrina e a serotonina, todos produzidos por áreas ligadas ao sistema de recompensa e prazer do cérebro. As mãos tremem e o coração e a respiração aceleram quando o ser amado está por perto? Não acuse o cupido. Estão em ação a dopamina e a norepinefrina, substântias que levam à alegria excessiva, à falta de sono e o sentimento de que o amado é único, e de que é quase impossível compará-lo com alguém. Já aquela compulsão e obsessão pelo parceiro são causadas por baixos níveis de serotonina.


http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-quimica-do-amor


Se explica pela ciência, se explica por religiões e todos amam alguma coisa ou pessoa mesmo sem saber definir.

Eu falo com um doutor e ele fala que amor não existe. Isso é apenas julgamento de valores. Mas ele ama os filhos e a mãe embora pareça não existir ou uma autonegação inconsciente de não amar uma mulher.

Se irrita com minha forma de viver onde tudo tem que ter amor e como sou cristã, isto quer dizer, que em tudo tem Deus porque Ele é o próprio amor.

O amor esta em cada átomo, em cada detalhe que precisamos para estarmos vivos.

O amor não cabe em si mesmo e se faz necessários ser expressado através de nossas atitudes com tudo ao nosso redor e pessoas.

O amor que mais chega perto do amor de Deus para nós são de algumas mães que se anulam incondicionalmente por amor aos filhos mas também esta cada vez mais difícil.

Já o amor romântico que sonhamos a vida inteira...já vivi na adolescência e foi lindo embora muito sofredor e foi se transformando em outros sentimentos.

Não sou especialista em amor só tenho uma certeza que ele existe em várias formas.

Não podemos confundir sentimentos doentios, obsessivos, baixa autoestima, entre outros, achando que isso é amor.

Conheci uma vez, uma mulher, que tinha uma vida perfeita desde pequena e tudo que falava pra ela, ficava com cara de paisagem pois não conseguia entender, nunca tinha vivido nada de diferente.

Ela queria me obrigar a amar uma pessoa que nunca amei e incentivava os outros casais a ficarem juntos mesmo em casos extremos e que a mulher teria que suportar tudo por amor.

Isso é uma ideia retrograda como outras de achar que se a pessoa tem problemas psiquiátricos, tudo é demoníaco.

Gente, me senti na idade medieval...só faltavam jogar as pessoas que eram contra na fogueira como bruxas.

O mais importante de tudo é demonstrar amor e ver o amor em cada detalhe desde o acordar até o deitar e ter um coração sempre grato por tudo. Agora vamos dormir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.