terça-feira, 28 de setembro de 2010

DOR E TRISTEZA NOS TRANSFORMA EM PESSOAS MELHORES.


Eu estou com gripe e devido a isso estou em casa. Estou aproveitando com coisas úteis como ler o livro da faculdade, ouvir culto pela rádio, orar mais(Deus me deu o ministério de intercessão e estava acomodada), etc.
Desde o final de semana, Deus tem me mostrado muitas coisas a respeito de mim, da vida e meu casamento. Enquanto estivermos na Terra nosso processo de conhecimento e sermos transformados pelas Mãos do Oleiro é contínua.
 “Jesus, pois, quando a viu chorar, e chorarem também os judeus que com ela vinham, comoveu-se em espírito, e perturbou-se” (João 11.33)


Eu sempre senti muita inquietação na alma e me indentifico muito com Davi:

1º porque ele sentia essas inquietações e as colocava perante o Senhor,
2º porque ele sempre foi sincero e humilde para reconhecer seus erros e pedir perdão ao Senhor,
3º porque ele amava louvar e adorar ao Senhor.


Pelo meu histórico de vida geral, por mais que tivesse orado e o Senhor tratado as dores da minha alma e tivesse feito vários anos de terapia com psicólogas diferentes, ainda sentia uma dor muito grande dentro de mim. Não é direto o sintoma como a depressão mas quando sentia era muito horrível.

Hoje, li o texto da Missionária sobre "A beleza da dor" e escutei um culto pela rádio, além de Deus estar me dando desde sábado todas as respostas que precisava, como Ele é maravilhoso, amoroso e misericordioso. E, ainda bem que não escuta as besteiras que falo quando sinto essa dor.
O quebra-cabeça esta quase completo:

1º Tenho uma amiga, uns 20 anos e falei a ela que deveria ser a pessoa mais feliz do mundo pois ela tem, fez e é muitas coisas que queria e parece ainda estar longe de acontecer ou talvez nem aconteça. Ela agradeceu o elogio mas me falou uma coisa que só lembrei agora:- Quem é o máximo é você que passou por tantas coisas horríveis, sendo uma pessoa boa de coração e sobreviveu, continua cheia de vida, esperanças e bonitona...rs.

2º Inconsciente, estava buscando dor e tristeza. Acostumamos tanto viver com dor, tristeza e um saudosismo inexplicável que quando nos vemos livres deles parece que o queremos de volta para preencher o vázio que deixou...pense nisso.

3º Percebi, hoje, que Deus permitiu eu sentir tudo isso para buscá-lo mais em oração pois eu me perguntei e perguntava o porquê desse sentimento que ía e voltava sem explicação e nada concreto. Acredito que uma parte foi uma opressão pois o curso "MMI" é de Deus e claro que o mal não ficaria contente mas prefiro acreditar no que um grande pastor falou hoje na rádio: que a tristeza é uma forma de Deus trabalhar no nosso interior e quebrantar nosso coração.
SL 51:17
17Sacrifícios dáveis a Deus são o espírito quebrantado;

coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

4º Tem 14 anos que sou cristã evangélica e sempre fui ensinada que quando um namoro ou casamento fosse de Deus, seria tudo perfeito. Várias pessoas com cargos dentro da igreja ou não sempre me falaram isso, então quando algo não era tão perfeito, já questionava se era de Deus ou não. Só nesse sábado foi que percebi que não existe casamento perfeito e mesmo assim é super de Deus. Nossa! Quantas mentiras são pregadas e essa demorou para ser desmitificada.
APRENDI QUE À PARTIR DO MOMENTO QUE VOCÊ FAZ UMA ALIANÇA DE CASAMENTO, POR VONTADE PLENA OU PERMISSÍVEL DE DEUS, PASSA A SER PROJETO DE DEUS. (Não vou, jamais, falar par a uma mulher aceitar inúmeras agressões físicas e nem traições. Estou escrevendo sobre relacionamentos dentro da normalidade.)
Deus não nos dá tudo perfeito para nos aperfeiçoar, um no defeito e qualidade do outro...demorou para eu aprender e ver isso pois foram anos sendo imbutido uma mentira, na minha mente.

5º Há várias coisas a serem trabalhadas em nós, cada um sabe onde tem sua fragilidade, o problema, dificuldade ou qualquer outro nome que queiram dar. Eu necessito de ser rodeada de afetividade pela pessoa que esta comigo, no caso, meu marido. Aprendi que isso se chama "dependência emocional ou afetiva"e se não recebo isso, mesmo sendo super amada, me sinto sozinha e em abstinência...tem várias pessoas que sofrem disso e não sabem. Ter consciência de um problema é 50% da solução dele.
Ainda bem que temos o Espírito Santo que é especialista em tirar tudo do lugar errado, fazer parecer que esta uma bagunça e depois coloca tudo no seu devido lugar...obrigada.

Eu fiquei minha vida toda na área da conquista, de lutar para ser amada, reconhecida, valorizada, etc, pelo o namorado ou marido e depois acabava por vários fatores terríveis, onde saía toda quebrada emocionalmente e desgastada de tanto gastar minha vida em prol do outro e nunca chegar ao que eu queria: ter minha família e um amor de verdade. (esses relacionamentos em muito me lembra o que eu vivi com minha mãe a vida toda e só mudou de personagem...complicado mas muitas vezes fazemos isso; repetimos os relacionamentos da infância, que vivemos ou vimos eles viverem, por algum motivo)
E, casamento é o oposto disso ou deveria ser:

é ter segurança, ser querida, respeitada, viver em paz e não sem saber onde a pessoa esta, com quem e o que esta fazendo porque provavelmente esta com outra,
é poder ser você, com seus defeitos, sua barriguinha ou qualquer outro defeito sem ter vergonha porque a pessoa não te aceita como é,
é discutir, descordar, espernear e saber que o outro não vai embora aprontar alguma,
é saber que nenhum dos dois são perfeitos mas tentarem se aceitar e aprenderem a conviver juntos,
é não ser maltratada, espancada, traída, desrespeitada mas ter um aliado,
é saber que o outro esta com você por completo e não só fisicamente,
é quando você se acha feia, gorda, etc, e o outro ainda continua te achando bonita de qualquer jeito,
é quando estando bem ou mal, ficam juntos e não por qualquer coisa; tudo acaba,
é aprender que casamento não vem com uma receita junto, mas os dois fazerem uma receita juntos para dar certo,
é reaprender tudo que aprendeu errado com pessoas erradas,
é aprender que amar é uma decisão e conseguir isso com total ajuda de Deus.

7º Percebi o quanto temos uma péssima mania de fantasiar as pessoas e coisas que não conhecemos ou queremos tanto que seja de outro jeito que recriamos o outro a nossa maneira.
Quantas vezes, olhamos um casal e pensamos o quanto devem ser perfeitos e se darem bem?
Quantas vezes, ficamos anos presos a uma pessoa maucaráter, fantasiando que ela é maravilhosa, vendo só as qualidades enquanto os defeitos gritam horrivelmente, o tempo todo.
Acabamos ficando com uma visão distorcida da realidade por necessidades internas e correndo o grave risco de jogar nossa Paz fora, sendo que não tem preço.

8º Parar de ficar olhando para os outros, pensando nos outros, ficando mal por causa dos outros, estragando momentos por causa de outros. E, o pior: outros que não tem a menor importância e não faz diferença nenhuma em nossas vidas. Esse outros, satura qualquer pessoa, ninguém merece viver em função dos outros ou opnião dos outros. Isso é uma escravidão.

9º Não é gostoso sentir dor e nem tristeza mas depois dela, nos tornamos pessoas cada vez melhores. Isso é uma certeza. Viver algo é diferente do que ler algo. Não devemos desprezar esses sentimentos mas perguntar a Deus o que Ele quer nos mostrar com eles?
Muitas vezes, tem algo em nossas vidas que não esta alinhado a Palavra de Deus. Temos que nos consertar. Metanóia é uma palavra grega que significa arrependimento e essa é a chave do cristão pois sem arrependimento não há conversão, consequentemente, não há salvação e não se esta alinhado com a Palavra de Deus que deve ser o NOSSO MANUAL DE INSTRUÇÕES.

10º A CURA INTERIOR, A LIBERTAÇÃO, VIGIAR E ORAR SEM CESSAR, PERDOAR, LUTAS ESPIRITUAIS, AMAR, SE ARREPENDER, APRENDER, AMADURECER, PESQUISAR, DEDICAR TEMPO PARA AS COISAS IMPORTANTES E PESSOAS IMPORTANTES, PRESERVAR AMIGOS E IRMÃOS, SUBIR DEGRAUS, ESCORREGAR, VOLTAR A SUBIR, VITÓRIAS, ETC, SÃO PRÁTICAS CONSTANTES EM NOSSAS VIDAS ENQUANTO ESTIVERMOS AQUI NA TERRA...NUNCA ESTAREMOS PRONTOS...SEMPRE SEREMOS UMA OBRA INACABADA, NAS MÃOS DO MAIOR E MELHOR ENGENHEIRO: JESUS CRISTO.

5 comentários:

  1. Melhoras... que suas imunidades voltem a subir rapidinho; também neste repouso que possas assimilar bem o que precisa nos estudos.
    Este texto é muito legal, e nossaaaaa, sinceramente sinto-me feliz pelas minhas "mal digitadas" linhas ter sido útil de alguma forma- Mas que DEUS diminua eu para que sempre sua glória possa aparecer.
    Quanto a seu ministério de intercessão - Eu preciso de suas orações, pois a luta é diária e neste momento eu preciso de orações por mim, para mim... hoje falei para uma amiga que acho que DEUS deve esar muito ocupado para olhar para o meu problema, pois é no meu texto sito que sempre tenho um espinho encomodando, para me fazer crescer, mas este esta tomando a proporção de uma flexa dentro do meu ser.
    Bjooooos e continue assim: Você

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI DESTE TEXTO, FALA QUASE TUDO SOBRE ALIANÇA E OUTROS FATORES NO CASAMENTO, MAS SERA QUE VC ESTA OBEDECENDO A REGRA OU ESTA FUGINDO DELA, NÃO É FÁCIL SEGUIR A RISCA, ÁS VEZES O CAMINHO É BONITO MAS TEM ESPINHOS ENTRE AS ROSEIRAS E O CAPIM DO MATO CORTA, SE SOUBESSEMOS O QUE DEUS TEM PARA NÓS NÃO COMETERIAMOS ERROS E TALVEZ ESSES ERROS SÃO PARA CONSERTARMOS O QUE SE QUEBRA PELO CAMINHO, CAMINHO ESTE QUE PODE SER LARGO OU ESTREITO, NUNCA CARREGUE DEMAIS O SEU BURRICO POIS ELE PODE EMPACAR OU FUGIR.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário. Se tudo dependesse só de mim, seria maravilhos mas infelizmente, casamento é feito por duas pessoas e não temos como fazer pelo outro e nem carregar o fardo do outro. A teoria é linda mas pra dizer a verdade, nunca vivi isso e passei minha vida inteira buscando. O problema não são os espinhos, nem o capim mas é vc ficar cansada de ter quer tirar os espinhos na sua pele e curá-los sozinha, ter que cortar o capim que te sufoca sozinha e ainda ter o mundo cristão pra te julgar, condenar e colocar todo peso em suas costas. Só posso contar com a misericórdia e o amor de Deus...bjs.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA ACHEI LINDO O QUE VC TRANSMITE ATRAVES DESSAS PALAVRAS......AMEI VC DEVE SER UMA PESSOA MARAVILHOSA
    FELICIDADE

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, nem sei o que dizer porque é muito gratificante ler esse tipo de elogio. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.