segunda-feira, 6 de setembro de 2010

COMO COMEÇOU A VALORIZAÇÃO DA BELEZA EXTERNA.



A preocupação do homem com o corpo, no entanto, não é recente. A origem do culto ao corpo remonta à Antiguidade. Os gregos acreditavam, há cerca de 2.500 anos a.C., que a estética e o físico eram tão importantes quanto o intelecto na busca pela perfeição – pensamento traduzido na frase “mens sana in corpore sano” (mente saudável em corpo são) e na própria história das Olimpíadas.

Os gregos de Atenas valorizavam o intelecto. Os pensadores mais importantes que eram os grandes filósofos da época vieram desse lado da Grécia. Pré-socráticos, Sócrates, Platão, etc.
Enquanto, os gregos de Spartacus cultuavam a beleza física. Origem das Olimpíadas e os maiores guerreiros. E, os troianos também valorizavam a beleza exterior. E, temos a grande batalha de Tróia por causa de uma mulher: Helena que é o nome da Grécia. (linda história)

Nosso berço cultural se iniciou com eles depois misturaram com a cultura romana, judaico-cristã, chegando aos nossos dias.

Gostamos do belo. Os meios de comunicação usa a beleza para promover alguém ou algo pois seduz, atrai mas nem sempre o belo é verdadeiro. Quero dizer que se a beleza não vier em conjunto com conteúdo e bom caratíssimo; se torna infrutífera, se deteriorando como tudo que é efêmero.

É ótimo cuidar da saúde, cuidar da autoestima mas com o pensamento voltado a adiquirir conhecimentos, sabedoria e não ter este cuidado com o corpo como um fim em si mesmo.

É, bom as pessoas me acharem ou te acharem bonita? Sim.

Mas prefiro milhões de vezes que me elogiam pelo que sou e meus talentos. Elogios por coisas que não vão se deteriorar com o tempo ou envelher, pelo contrário, melhorar a cada dia.

Já vivi a diferença de tratamento quando chego em algum lugar produzida e quando estou simples, sem maquiagem ou algum tipo de produção.

Quando estou produzida, os comentários são: como você esta bem, como esta feliz e assim vai e quando estou sem produção os comentários são: você esta doente? Esta tão pálida. O que aconteceu?

E, muitas vezes estou melhor sem maquiagem do que quando maquiada...para ver como as pessoas se deixam levar pelas aparências.

Me lembrei de uma propaganda que dizia sobre a aparência, nem tudo que vemos é verdade...por isso temos o cérebro, para pensar e questionar sobre o que somos, o que vemos e o que vivemos...pensem.

2 comentários:

  1. kátia me adiciona no msn preciso conversar com vc. bella2809@hotmail.com é urgente. bjossssss

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu texto!
    Já é tempo de pessoas inteligentes deixarem de confiar no vazio!(na vaidade)
    Um grande abraço e que Deus te abençoe abundantemente!
    Laisy
    laisyriol@hotmail.com

    ResponderExcluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.