quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PASSADO NÃO SE ENCAIXA NO PRESENTE.

Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.
Mt 9:17
Eu não me lembro de nenhum culto com este tema mas quando fui procurá-lo na web, percebi que existem estudos de diferentes interpretações e podem ser usados de várias formas e situações.
Estava pensando sobre minha vida e refletindo sobre relacionamentos passados, amizades, momentos, pessoas, etc...trazendo para o meu presente.
Foi quando veio a minha mente este versículo acima mensionado.
O mais estranho é que este versículo sempre foi algo estranho para mim. Cheguei a muitos anos atrás, perguntar o que será que poderia significar este versículo, o que Jesus queria passar?
A Palavra tem o lado dentro de um contexto histórico, onde ficavam líderes religiosos com marcação escutando Jesus, para pegá-lo em algo para prendê-lo. Seria o lado "logos".
Existe um outro lado da Palavra de Deus que é quando a Palavra é revelada ao nosso coração.
Seria o lado "rhema". Foi o que aconteceu comigo.
Houveram alguns momentos da minha vida que parei e olhei para trás, para o passado, com pesares de coisas que queria muito que desse certo e não deram. Após refletir sobre esse versículo e pessoas que passaram puder perceber que nada do que passou pode se encaixar na minha vida no presente.
Nossos sentimentos mudam...valores...vamos amadurecendo, buscando novos horizontes, lendo, estudando, nos valorizando, nos conhecendo e enxergando nossos talentos; antes escondidos por nossas fraquezas emocionais.
Como voltar a conviver com pessoas ou pessoa que continuam estagnadas sem perceber que estamos numa sociedade complexa em constante mutação.
Não sou mais quem eu era há 2 ou 3 anos atrás então como voltar a viver dentro de uma situação superada e que em nada tem a ver comigo, só o fato que serviu de degraus e lupa para eu me superar e me enxergar.
Tem momentos que por vários motivos aceitamos pessoas ditarem nossas vidas e permitimos elas se colocarem superiores a nós, por nos colocarmos num lugar inferior que não precisaríamos.
Minha vida e eu mudamos tanto que, mesmo que eu quisesse, não daria para viver as mesmas coisas que vivia a tempos atrás e muito menos com pessoas que ficaram no passado.
Claro, podemos encontrar pessoas que façam parte de um passado distante, iremos relembrar,
conversar mas podemos ter ou não afinidades, como também podemos continuar sendo boas amigas eternamente; vivendo longe mas sempre perto em nossos corações.
A vida e as pessoas são surpreendentes mas se tratando de momentos ruins e pessoas que nos fizeram mais mal do que bem, é melhor deixá-las largadas no passado, cada vez mais longe de nossa realidade. Tem pessoas, que é melhor "não pagar para ver", quais são as surpresas que podem nos fazer, sendo que por várias vezes, não foram surpresas boas.

2 comentários:

  1. eu estou mal há muito tempo,ñ consigo me abrir com ninguém, mudei muito estou + triste 100 insetivo 100 alegria ,em todo momento acho que vou morrer,minha vida está 100 graça se estou vivendo é pq deus está comigo.

    ResponderExcluir
  2. Já senti isso por várias vezes. Se tiver motivo, pode ser uma depressão relativa ou se não tiver motivo, pode ser uma depressão física ou só emocional. Digo isso porque já tive todas...rs...Quando estou com problemas e não consigo resolver, fico muito mal mas depois me reergo e volto a ativa. Procure todo tipo de ajuda: psicólogo, psiquiátra e o mais importante Deus. Oração com fé, move o mundo...se puder fazer algo...estarei sempre por aqui...pode me mandar e-mail. Deus abençoe.

    ResponderExcluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.