sexta-feira, 16 de abril de 2010

"BELA OU VALENTINA", A VALORIZAÇÃO DA APARÊNCIA.

MULHERES, QUE HOMEM É ESSE E O PERSONAGEM, TUDO DE BOM, QUEM NÃO QUERIA?
ELA FOI ESCOLHIDA PRA FAZER UM FILME COM SILVESTER STALLONE, LINDÍSSIMA:












Por muitos momentos na minha vida fui a feia e até mesmo quando não me produzo, sinto preconceito, como apenas mais uma na multidão. Quando engordo, também.

A aparência para a maioria das pessoas é algo berrante: se estou mais magra e ou produzida sou vista e tratada de uma maneira e se estou normal e com sobrepeso, as pessoas olham fazendo diferença ou indiferença.

Serviço, faculdade, lugares onde tem mais pessoas fechadas, todos os dias, é mais fácil identificar isso embora na família, alguns colegas te passam a seguinte mensagem: se você emagreceu e esta produzida é uma vitoriosa e uns te acham até que querem ser mais do que os outros.

PS.: só disse isso porque no Ano Novo, me produzi, o que é perfeitamente, normal mas estava muito triste por dentro e pessoas comentaram que eu estava "me sentido", tipo, querendo ser mais do que os outros sendo que isso nem passava na minha cabeça, queria era ficar deitada, fechada no meu mundo...COMO AS PESSOAS VIAJAM EM CIMA DE NÓS.

Jogam suas frustrações, complexos, derrotas, infelicidades, inveja, tudo em cima da gente sem saber nem como estamos por dentro ou como é nossa vida?

ALGO MARCANTE QUANTO A APARÊNCIA QUE ACONTECEU COMIGO:

Trabalhava num call cente, de manhã. Acordava acabada porque detesto acordar cedo embora queira mudar este mau hábito, então eu só prendia o cabelo e como estava sempre frio, já dormia com a roupa que ía usar, que eram sempre largas, confortáveis. Nem imagina tirar minha roupa quentinha e colocar uma gelada, logo de manhã e jogava uma jaqueta em cima e estava tudo certo, ninguém percebia...só minha melhor amiga que eu contava e ela ria muito...rs...

Ah! E, ainda também tinha o agravante que como morava num lugar cheio de morador de rua e "nóia", não podia me arrumar porque corria riscos, ainda mais 6:30h da manhã, onde eles estão no auge do efeito das drogas...quanto mais desapercebida, melhor.

Um belo dia, não me lembro o motivo, levantei mais cedo e me produzi, usei calça jeans apertada, blusa apertada e tons rosa, maquiagem bem feita, cabelo feito escova, etc.

Gente! Vocês não vão acreditar o que aconteceu...todos me olhavam como se tivessem olhando alguma celebridade, outros não me reconheciam e um supervisor (menina, "gente fina")me levou de baia em baia pra todos me verem e o quanto estava linda.

Sinceramente, fiquei constrangida, super sem graça e se de um lado minha autoestima foi lá em cima de outro foi lá embaixo.

Sei o que é ser humilhada por pessoas, como a irmã do meu ex, falando o quanto eu era horrível de corpo e ele me mandando fazer mil plásticas porque queria uma mulher de corpo perfeito.

E, fiquei uma semana, quase sem comer, chorando. Se engordo, como agora, fico mal mesmo que todos achem meu rosto lindo.

Esse ex, enquanto ficava me menosprezando, como um outro que também fazia isso, outros muito mais lindos e melhores, me cortejavam. Queria mostrar pra ele que eu não era feia, como a irmã dele ou a manipulação da mídia e pessoas faziam ele me ver, mas não adiantou.

Eu tenho certeza que tenho muito mais virtudes concretas do que beleza ou aparência.

Tanto que contei pra vocês que uma pessoa que considerava amiga, morria de raiva e inveja de mim porque se matava de estudar pra tirar notas boas, enquanto eu só de ler e prestar atenção tirava notas iguais a dela. Ou que ela demorava um mês para fazer um trabalho e eu fazia de um dia para o outro e tirava a mesma nota.

Acredito que meu grau de intelectualidade, conhecimentos, meu bom caráter, dignidade, postura, educação, superação (de sofrimentos que vcs nem imaginam), minha grandeza de alma e espírito, honestidade, fidelidade, sinceridade (que pago caro por ela), ser boa mãe, etc.

São virtudes mais significantes do que ser bonita. Quando estava com 26 anos, fiz um ano de academia e dieta porque um idiota, André de Santo André, aprontou comigo e ainda falou que eu tinha 5kg em cada lado do quadril...fiquei irada...malhava 2 vezes por dia e mal comia, quase desmaiei um dia e levei bronca de um sócio da academia, que ficou com medo de ser responsável.

Pensei que com o corp perfeito que estava e ficando todo definido, com o cabelo comprido até o quadril, loiro, meus olhos são verdes escuros, iria arrumar o homem dos meus sonhos, ainda minha academia ficava entre o bairro Pacaembú e Perdizes, que são nobres em São Paulo.

Na época, fazia faculdade na Oswaldo Cruz, também de nome, fiz 2 anos de letras mas não gostei.

E, não encontrei o meu prícipe encantado e nem desencantado.

Eu parava, por onde passava...arrasava mesmo. Minha chefe me proibiu de usar mini-saia porque eu "causava" quando chegava e não aceitei porque todos usavam e a alegação dela é que minha pernas eram grossas.

SABE QUE TIPO DE HOMENS APARECERAM?

Homens que só me olhavam como objeto sexual, como se eu não fosse ser humano, tivesse sentimentos. Enquanto, eu fantasiava que me amavam que íam casar comigo e eu ser a mulher mais realizada do mundo, com um marido que eu amasse e fosse amada e filhos...eles só pensavam de que maneira poderiam me manipular para tirar proveito de mim fisicamente.

Aí, fiquei tão triste que pensei em morrer porque todo meu esforço em me produzir pra ser amada, não me levou ao que eu queria: um grande e verdadeiro amor.

Então, larguei a academia e comecei a engordar.

Depois entrei em outra fase que não é o assunto agora.

Mas não sei se é pior se sentir gorda e ser humilhada e rejeitada pelo homem que vc é apaixonada enquanto ele preferia prostitutas profissionais, dizendo que elas tinham o corpo perfeito ou ficar a mulher mais perfeita fisicamente e ficar linda enquanto uns te olham como um pedaço de carne no açougue.

ESTOU CHEGANDO A CONCLUSÃO QUE O MELHOR É EU ME SENTIR BEM COMIGO E ESTOU CASADA COM ALGUÉM QUE ME AMA, GORDA OU MAGRA, PERFEITA OU NÃO, QUE VÊ MINHAS QUALIDADES COMO MULHER, PESSOA, MÃE E SER HUMANO EMBORA ME CRITIQUE POR EU QUERER SER BOAZINHA DEMAIS E DEPOIS FICAR CHORANDO SEM PARAR POR CAUSA DAS PESSOAS.

OU MEU EXCESSO DE SENSIBILIDADE MAS NÃO PÕE DEFEITOS EM MIM FISICAMENTE, EU QUE COLOCO MAS SEI QUE É UM DO MAL DAS MULHERES, NÃO SOU A ÚNICA.

SER A FEIA E BELA POR DENTRO OU SER BELA E BELA?

APESAR QUE ATÉ AS BELAS SOFREM PRECONCEITO PORQUE UNS ACHAM QUE MULHER BONITA NÃO PRESTA OU É BURRA...ABSURDO!

Tudo bem, que essa cultura do "belo" veio dos gregos e nós viemos da cultura greco-romana mas valorizar o intelecto também é super importante pois nossa beleza passa, venvelhecemos rápido demais e nossa vida é curta pra se apegar tanto somente na beleza. Temos que cuidar da mente, procurando ler tudo, saber um pouco de tudo, exercitando-a o tempo todo, se não atrofia e fica como várias pessoa que eu conheço que leem as coisas mas não conseguem interpretar nada.

Mal sabem escrever e ler, principalmente, falar e se acham melhores do que os outros.

Não ter oportunidades é uma coisa mas não ir atrás e ser acomodado é outra.

Cuidar da alma e do Espírito mas pra isso só existe um manual: A BÍBLIA.

PS.: acho melhor ser maravilhosa e se transformar na Valentina, do que ser uma Valentina e querer virar a bela...estou falando isso pra mim...bjs...

6 comentários:

  1. Minha mae passou por uma situaçao exatamente como essa sua:
    ela era modelo em Portugal, porque é natural daqui, embora tenha se mudado pro Brazil por uns tempos... o nome dela era ate conhecido, Izzabel Volpatto, mas ela veio pro Brazil a trabalho, encontrou meu pai, e resolveu ficar no Brazil. Daí nasceu o Eduardo. Beleza. Ela manteve a forma. Daí eu nascí. Ela nao era exatamente a mesma, mas ainda estava "aceitavel" para o padrao de magreza das modelos. Daí nasceu a Edna. E ela engordou muito, mas muuuuito mesmo.
    E foi despedida, pense na humilhaçao: estava 'gorda demais' pra trabalhar. Se ela fosse apenas bonitinha jamais teria conseguido se reerguer, mas ela tambem era muitissimo inteligente, e, como ainda continuava apaixonada por moda, virou estilista e lançou sua propria marca: se chama "Trama" e é uma grife especializada em roupas femininas para mulheres acima do peso. Voltamos para Portugal pq ela abriu uma filial aqui, e foi necessario que voltasse. Ela se separou do meu pai, mas teve alguns namorados, e, agora, esta solteira... e me parece bem feliz.
    Se nao tivesse outras qualidades alem da beleza, as coisas certamente nao teriam acontecido dessa forma.

    ResponderExcluir
  2. porque voce "sumiu"??
    nem me responde mais... rsrsrsrs
    sinto sua falta.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    aaah, fiquei triste quando li seu comentario. é mesmo muito coisa para um pessoa só dar conta, e é por isso que eu te admiro, pq vc consegue lidar com tudo isso. [quantas vezes eu ja disse isso? rss!] Mas essa coisa de "implodir"... nao sei bem se eu compreendo. Eu ainda estou meio anestesiada com os acontecimentos [a fuga das minhas moscas, a aprendizagem do carlinhos, a stacey obrien, meu livro] talvez seja por isso... ou talvez nao, rs.
    Mas eu nao consigo compreender isso de implodir. Por um lado está certo, e, de certa forma é ate nobre da sua parte, pq implodir é um direito seu [embora nem de longe seja um dever] e nao faz mal a ninguem. O problema é que esta se prejudicando. E esse tipo de coisa acaba afetando as pessoas que gostam de vc, que gostam de te ver felizes... [entre elas, é claro, estou entre os primeiros da fila...rsrsrs]
    Nao sei como vc consegue fazer isso, mas se te faz mal, entao nao sei, talvez o melhor seja colocar tudo pra fora. Nao estou dizendo para vc subir em cima de uma mesa e fazer um escândalo... mas quem sabe se vc colocar isso pra fora de alguma maneira que nao prejudique NGM [incluse a vc mesma..]? Sei la, dance, cante, grite, leia, escute musica bem alto, eu nao sei, faça algo que vc goste, e que te deixe com a cabeça longe dos problemas. Nao importa se algumas pessoas vao te achar uma maluca, ou um E.T.... é um direito seu. Desde que nao faça mal a ngm, nao vejo qual é o problema.
    Aaaah meu email ainda esta uma droga total, vai demorar para mim conseguir acessar... acho que talvez eu tenha que mudar denovo o endereço. Nesse caso eu te aviso. rsrsrsrsrs. e sobre meu livro, vou precisar de uma continuação, um segundo volume, pq ja vi que nao vai caber tudo no primeiro. E acho que vou "engavetar" o projeto, sem publicar, so vou mostrar para a Edna, pro Carlinhos, guardar para os meus netinhos...rsrsrsrsrs se quiser, quando meu email deixar de ser estraga prazeres, posso mandar os capitulos um por um para voce. Decidi nao publicar pq tem todo um preconceito, e ao mesmo tempo, uma fascinação das editoras por eu só nter 14 anos... algumas me subestimam, outras me superestimam... eu nao sei, mas nao me parecem honestas. E alem do mais, nao quero que qq um leia, e depois saia distorcendo e criticando por aí. Sem falar na vergonha. Imagina se o Míchael, ler por exemplo??? [nao que ele deva saber ler outra coisa que nao seja o nome que a mae dele bordou nas etiquetas das cuecas, mas... nunca se sabe rsrsrs]
    beijos
    por favor, por favooooor nao fique triste.

    ResponderExcluir
  4. postei uma perola filosofica do carlinhos, para vc rir um pouco.
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrrssrs
    Por favor, por favor, por favoooooooooooooor fica feliz denovo!!! = D

    ResponderExcluir
  5. Olááás!
    fiquei feliz de ler seu comentario! vc esta feliz denovo! êêêêêêê!! rsrsrsrsrsrs!
    Dá para ver q vc tem a cabeça no lugar... alias, so de nao ter ficado louca com isso tudo já é uma conquista! rsrsrs!
    eu acho que, no fundo, vc vai fazer a coisa no final das contas. Acho muito bonitinho vc falando do seu filho...rsrsrsrs!
    eu sou como vc, acredito apenas em deus, igrejas me confundem. Uma vez, na minha primeira unica e ultima confissão com um padre, ele começou a xingar meus pais, pq eles sao separados. Claro q eu nao aguentei ne? Acho que isso me trumatizou, rs... as vezes sonho com isso a noite, lembro ate do que eu respondi: "o senhor e a sua boca grande que vao à merda. Nao cabe a voce julgar ninguem por aqui". e sai batendo a porta. De acordo com a igreja catolica eu deveria ter jejuado, rezado "trocentas" aves-marias e pais-nossos e pedido perdao de joelhos ao padre. Mas eu nao fiz nada disso, e ate hj me pergunto pq é q nao me excomugaram. Mais isso ja é outra [longa] historia..rs. Ele havia ofendido a minha familia, e ainda falu com aquele ar irritante de quem acha que sabe tudo... sabe como é? rsrsrs. Eu tb espero q eu consiga ter paciencia de aprender mais sobre judaimo e cristianismo... e outra religioes tb, pq é sempre bom.
    Obrigada de coraçao pelo favor, vou ficar te devendo essa... =]
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. nem assisto essa novelka, mas ela eh lindissima mesmo.. ele eu nunca achei la essas coisas... mas os dois fizeram um par perfeito...fikei emocionada qdo vi esse capitulo

    ResponderExcluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.