sexta-feira, 9 de abril de 2010

MAU CARATÍSSIMO TEM CARA?

ACREDITO QUE TEM VÁRIAS CARAS POIS, GERALMENTE, USAM MÁSCARAS. Antigamente, quando fizeram as primeiras peças, haviam poucos atores e costumavam usar máscaras pra mudar de personagem, aí deviva a palavra "persona", "personalidade" que é próximo do caráter pois uns acham que é a mesma coisa mas pra nós, o caráter esta dentro da personalidade, isto é, um dos traços da personalidade do indivíduo que pode ser bom ou mau e não ter caráter?
Tem duas versões: uma que isso não existe, ou é bom ou é mau e outra é que se trata de um indivíduo sem noção das maldades que faz ao outro ou aos outros.
Quem tiver maiores explicações, ficam a vontade...de qualquer modo é muito ruim gostar de alguém e depois descobrir que não passava de uma máscara.

Tenho mil coisas pra escrever que penso e claro, meus pensamentos são mil vezes mais rápido.
Eu ía escrever coisas mais leves, sutis mas abri um e-mail, agora pouco, de uma pessoa que apesar de não convivermos a considero especial e ela põe esta frase em sua assinatura, que por distração nunca havia percebido...desculpem, ao mesmo tempo que sou ligada em tudo, tem coisas que deixo passar, sem a menor percepção mas faz parte...rs.

"Chamamos de ÉTICA o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando...."
"O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando, chamamos de CARÁTER."

Oscar Wilde


Então ao ler essa frase pensei:


Quer dizer que uma pessoa ou várias falarem mal de mim, julgarem, etc., as escondidas e sem eu poder me defender, seria um sinal clássico de mau caráter?


Ficar mentindo descaradamente e querer que as pessoas acreditem é ser mau caráter?


Tem tantas coisas idiotas que as pessoas fazem, falam, fora o que pensam ( ainda bem que não lemos pensamentos), são sinais de pessoas mau caráter que vivem em sociedade?


Um homem que trai sua esposa ou namorada?


Ou uma amiga que se recusa a devolver suas coisas emprestadas?


Ou outra, que você descobre que tinha inveja de coisas muito pequenas que, vc tem como privilégio, não por escolha, mas por ter nascido com esses previlégios?


Estou me sentindo bem, apesar de ver coisas, a pouco tempo que não conseguia ver.


Sei que o ser humano tem natureza má e que se torna bom de acordo com que ele busca mas fico perplexa com a hipocrésia de algumas pessoas e que tem uma autonegação tão grande (mentem pra si mesmas, tão absurdamente) que todos veem o que fazem de errado menos elas mesmo.


Já dizia a música do Renato Russo que "mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira" e que é "sempre mais forte quem sabe mentir"...e é uma verdade pra mim, embora não queira fazer isso.

Noto que as pessoas que mentem, criam personagens e estão sempre se escondendo...se sentem em sua "zona de conforto", onde ninguém pode atingí-las...puro engano...pois quando chega o famoso "momento do travesseiro"(post anterior), você percebe que tudo ao seu redor: relacionamentos, momentos, vida real, tudo que tentou construir para si...é "poeira ao vento"...

Acredito que fique um vazio muito grande mais do que nós mortais já sentimos naturalmente.

Eu tenho uma amiga real que faz isso com ela e já conversei muito sobre isso com ela mas não adianta...o mais incrível é que ela é uma mulher incrível, inteligentíssima, mil qualidades mas não consegue ver seu valor e esta sempre as escondidas...

Ás vezes, ela lê meus posts, só quero que ela saiba que mesmo fazendo isso com ela mesma e perdendo várias oportunidades de ser amada...eu a amo muito como pessoa, admiro e nunca quero perder a amizade dela.

PS.: comigo ela não usa máscaras, somos muito verdadeiras uma com a outra, só com outras pessoas ou virtualmente que ela não se senti confortável.

Tem diferença nesse caso e em vários: ser mau caráter é uma coisa e não querer se assumir, é outra.

Eu sou assim, aqui, em casa, onde for...talvez mais formal e outras mais discontraída mas sou que vocês leem e penso assim, procurando respeitar as pessoas que não conheço e as que eu amo...tem muito mais a escrever mas o frio é grande...bjs...

4 comentários:

  1. é extremamente dificil achar uma pessoa mau carater que tenha apenas uma cara. Geralmente, criam varias personalidades, para se aproximar e usam a que mais convém.
    Um homem que trai sua esposa ou namorada, alem de mau carater, deve ser uma pessoa muito infeliz, que se sente incompleta, e frustrada, pq sabe que nao consegue mudar a situaçao.
    O mesmo vale para as 'amigas' [uma indireta para Y., S., e etc?? rsrs]
    Gostei bastante da assinatura de sua amiga, aquela sobre a etica e o carater. É que ate agora eu nao tinha percebido q sao coisas diferentes... tb sou como vc, tem coisas q deixo passar e nem percebo...rs'.
    nao sei se a pior mentira eh para nos mesmos.Se mentimos para alguma pessoa, nao estamos levando em conta os sentimentos dela, e isso deve ser pior [ou no minimo, tao ruim quanto] tentar passar para tras o que nos mesmos sentimos, e nos esconder atras de uma mascara... pq isso nao vai afetar outras pessoas, so aquela que esta mentindo. E se ela esta mentindo, e se nao for uma pessoa totalmente ignorante, ou que, no minimo tem um motivo pra faze-lo, deve medir todas as consequencias, e saber lidar com elas.

    ResponderExcluir
  2. minha mae nao gostou muito da ideia de eu falar com vc pelo msn... e acho que no fundo eu nao a culpo.
    Ou talvez ela so esteja com ciumes =]

    ResponderExcluir
  3. Katinha!!!! fiz uma descoberta tao incrivel, que eu estou tao feliz, mais TAO feliz!!!!!!!!!!!!!!!
    conhece a escritora Stacey O'brien??? Bom, provavelmente nao, pq ela meio desconhecida mesmo...rs
    Escreveu o Wesley, the Barn Owl [Wesley, a coruja] com base em sua relaçao de quase 20 anos com uma coruja-de-igreja que ela adotou desde o quarto dia de vida, pois é biologa e trabalha no Caltech; e foi necessario que ela cuidasse da ave.
    Nunca vi um relato mais honesto e simpatico em toda a minha vida. Ela foi minha motivadora mesmo, e, quando paro pra pensar, talvez tenha sido por causa dela que eu tenho esse fascinio todo por biologia [e, embora nao tenha contado a ninguem, quero ser biologa].
    Pois eu descobri QUE ELA TEM UM BLOG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    STACEY O'BRIEN TEM UM BLOG!!!!!!
    SABE O QUE ISSO SIGNIFICA?????
    QUE EU POSSO DEIXAR UM COMENTARIO LÁ, E QUE TALVEZ ELA ME RESPONDA!!!!
    vc nem faz ideia do quanto eu desejei falar com ela, meu deus, tantas coisas que eu gostaria de perguntar...
    ò ceus, o problema eh que nao tenho coragem de falar com ela!... nao por nao saber o que dizer, pq eu sei. Ja escrevi varias cartas a ela, em meu caderno de escritos.
    O problema eh meu ingles terrivel [eu falo tudo como o tarzan: mim de te admirar, mim ler livro seu oito vezes]
    rsrsrsrsrsrs
    nao sei o que fazer
    mais so de saber que ela tem um blog atual, cuja ultima postagem foi dia oito desse mes,e que eu posso acompanhar o dia-a-dia dela atraves desse blog... ja me sinto realizada.
    estou MUITO feliz...hehehehehehe
    hoje estou empolgada, vou fazer uns tres posts... pequenos.
    =D

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga,

    estou voltando pra valer: vou tentar denovo seguir o livro "Pense Magro" para ver se "engato" no processo de emagrecimento de uma vez por todas!

    conto com seu apoio!

    beijos

    ResponderExcluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.