quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

EXISTE EX AMIGA? OU NUNCA FOI...?


MINHA TIA ME FALOU ESSE TEMPO ATRÁS: "SE UMA AMIZADE ACABAR, É PORQUE NUNCA EXISTIU.
SE UMA PESSOA DEIXOU DE SER SUA AMIGA É PORQUE NUNCA FOI SUA AMIGA PORQUE AMIZADE DE VERDADE É PARA SEMPRE."

Eu contei num post anterior sobre a minha amiga J. mas vou tentar resumir:
Tínhamos amizade uns 6 anos, ela sempre foi legal e seu marido, comigo. Me ajudaram muitas vezes e eu a considerava como uma irmã de sangue, uma parenta.
Até que ela virou minha inquilina (pior besteira, se pudesse voltar atrás...) e cobrava um aluguel bem abaixo do valor do imóvel por serem meus amigos-irmãos.
Achei que era uma forma de retribuir as coisas boas que fizeram por mim.
Quando fui me casar, ela falou que queria ser madrinha e eu a convidei por amizade e não por condições financeiras mas na véspera do casamento, ela veio me dar o presente de casamento e me deu uma toalha de rosto e um cortador de queijo, sem nenhum cartão, tudo muito frio....ainda falou que foi o mais barato que havia encontrado na lista de casamento (disponível no site para terem base do que comprar).
Logo depois me confessou que seu marido deu dinheiro a ela e comprou uma maquiagem cara para passar no rosto e um brinco de ouro.
Na hora, eu fiquei: Ah, ééé....

No dia seguinte, veio o "insight": percebi que ela se preocupou mais com ela do que comigo, percebi a falta de noção de dar um presente estranho desse, percebi que ela sempre falava que não tinha isso ou aquilo e eu dava o que tinha a ela...percebi contradições do que falava com as atitudes e mil coisas foram vindo a minha mente, sem parar.
Escrevi tudo o que pensava e pensei dela e fui super sincera. Devolvi o presente, escrevendo que se nossa amizade vale tão pouco não sei se vale á pena e não quis mais ela como madrinha porque havia me pedido meia, sapato pra ir no casamento ao invés de comprá-los...etc.

E, atualizei o valor do aluguel, pois me senti traida, uma boba e achei que já havia ajudado o suficiente.
No dia seguinte, ela veio pedir perdão chorando e disse que não era nada disso...blablablablaá...
Conversamos, falei que já estava perdoada e que morreu o assunto mas quanto a atualização do aluguel, era outro assunto e uma coisa não tinha a ver com a outra.
Depois, me falaram que todo aquele choro foi por causa do aluguel e não por causa dos desentendimentos dentro da nossa amizade...e que mexa no bolso do seu "amigo" e verá se é seu amigo mesmo...sei lá...eu não sou assim e se achar que algo esta errado, vou conversar sobre o assunto...ACREDITO QUE TUDO SE RESOLVE COM CONVERSA.
PELO MENOS AS QUE TEM CONDIÇÕES OU SÃO ESCLARECIDAS O SUFICIENTE PARA ISSO.
Para mim: lavamos roupas sujas e passou.

Mas para ela não...deixou bem claro que não me perdoou e não consegue. Mas disse que perdoou mas nunca mais queria contato comigo.
Se mudaram as escondidas mas meu prédio tem filmadora nos elevadores e portaria e vi toda a mudança e se foram sem se despedir.
Eles rancaram todos os tacos e deixaram cimento puro e mandei uma carta por uma amiga em comum para entregar para o seu marido, dizendo o quanto havia gasto com o chão. E, a J. ficou muito brava, ofendendo a moça que não sabia de nada, só fez um favor para mim...pedi mil perdões para ela pois jamais esperava que a J. tivesse esse desiquilíbrio.
Enfim, descobri o tel. do trabalho de seu marido e conversei de "homem para homem", até que ele me explicou o lado dele e que havia tido gastos no imóvel e eu falei:
- Nossa! Custava conversar e me informar, não tenho como advinhar as coisas.
Ele me pediu desculpa pela forma que me tratou no começo da conversa, percebeu que foi falta de comunicação e ficou tudo resolvido...pelo menos o que pareceu.

Como pode tanto tempo de convivência, não ligarem para dar satisfação, não conversarem como se fossem pessoas criadas no meio do mato, sendo que não é assim.

Depois, disso tudo, eu ainda sinto saudades dela e falaram que ela falou muito mal de mim mas eu não quis saber o quê, pois não queria me magoar e distruir a imagem que tenho dela.
PS.: ela teve um período que ficou muito doente psicológicamente: bipolar com outro tipo de doença psíquica. Se separou e foi morar com outro rapaz e me falava que estava matando toda sua vontade de muito tempo, que se relacionavam direto, coisa que o marido não fazia. Que não havia sentimento, só o lado do prazer e que se entendiam. O mais estranho é que contava tudo para o marido que no momento era ex e ele fazia questão de saber detalhes...cortava meu coração por ele pois sei o que é gostar de uma pessoa e ser trocada ou traída. Quando ela pressinou o rapaz (que dizia nunca ter saído com homens mas se considerava homossexual) para morarem juntos em outro lugar e assumir o aluguel; pulou fora e ela voltou com o marido que orava direto para tê-la de volta.
Estava tomando remédios e terapia mas parou tudo sem darem alta.
Minha terapeuta é cristã e segue a linha de congnitivo comportamental e fala que jamais podemos abortar um tratamento sem alta médica pois pode haver recaída se não estiver bem tratada.

Tenho muita dó dela pois é jovem, bonita, inteligente mas esta com uns 30 anos e não gosta de trabalhar, estudar...fazer uma faculdade, concurso público...só fica em casa.
Insatisfeita com o casamento pois era compulsiva sexual e se casou rápido para poder ter o sexo legalizado pela bíblia (conforme uma pessoa que a conheceu antes de mim me contou) e seu marido tem problemas nessa área.
Não tem parentes, família, amigos, se sente acuada e não quer ajuda de uma terapia porque acha que isso é não crer em Deus...
ME PEDOEM, CRENTES IGNORANTES, MAS TODAS A PROFISSÕES FORAM CRIADAS PARA AJUDAR AS PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM SE AJUDAR SOZINHAS E AGRADEÇO PELAS BOAS PSICÓLOGAS DE PLANTÃO.

PASSOU A INFÂCIA CRIADA POR UMA MULHER QUE BATIA NO SEU ROSTO E A MALTRATAVA DIRETO. CANALIZOU TODA SUA REVOLTA PARA COMPULSÃO SEXUAL, ATÉ QUE ENTROU PARA A IGREJA QUE POIS FREIO NESSA COMPULSÃO.
NUNCA HOUVE REALIZAÇÕES EM NADA E NÃO TEM SONHOS, OBJETIVOS, AMOR, AMIZADES...

A ÚLTIMA VEZ QUE FALOU COMIGO, TENTANDO DIZER QUE ME PERDOAVA MAS NÃO CONSEGUIU...FALOU DE QUANTO SUA VIDA ERA INFELIZ E TINHA VONTADE DE MORRER, QUE SÓ DEUS PARA AJUDÁ-LA SUPORTAR...MUITO TRISTE.

Tem coisas que ninguém pode fazer por ninguém, só a própria pessoa e apesar de todas essas coisas e outras que não citei porque são muitas...sinto muito pela vida dela e gostaria que ela enxergasse que precisa de ajuda...que o Senhor tenha misericórdia.

Existem muitas pessoas no nosso meio precisando de ajuda mas somos impotentes diante de certas causas e consequências.

Escrevi isso para ela hoje e tudo bem, esta nas mãos de Deus pois ele sabe o que é melhor e muitas vezes, nos deixa sós para sermos tratados por Ele.

ESSA SEMANA SENTI SAUDADES DE VOCÊ...FALEI PARA O A. E ELE FALOU PARA EU ESQUECER.
FALEI PARA Y. E ELA FALOU QUE É MUITO TRISTE VER UMA AMIZADE DE TANTOS ANOS ACABAR MAS DEVERIA DEIXAR NAS MÃOS DE DEUS.

E, SEM FALAR NADA, A V. ME PERGUNTOU, QUASE AFIRMANDO: - VOCÊ SENTE FALTA DA J.,SAUDADES, NÃO É?

ACHEI E ESTRANHO E PERGUNTEI POR QUE ELA PERGUNTOU ISSO?
E, ELA FALOU QUE SENTIA ISSO EM MIM PORQUE EU ERA MUITO APEGADA A VOCÊ E AFINAL FORAM MUITOS ANOS.

E, CONTEI QUE ESTAVA E HAVIA FALADO PARA OUTRAS PESSOAS E ELA ME PERGUNTOU SE TINHA UM MEIO DE EU ME COMUNICAR COM VOCÊ E DISSE QUE SIM.
ELA FALOU PARA EU TENTAR UM E-MAIL MAS SE CASO VOCÊ NÃO CORRESPONDESSE PARA EU NÃO FICAR CHATEADA PORQUE EU NÃO SEI COMO VOCÊ ESTA, COMO ESTA E TENHO QUE RESPEITAR O SEU MOMENTO...

SÓ ESCREVI PORQUE PELOS 6 ANOS QUE VOCÊ ME CONHECEU, SABE QUE SOU SINCERA, FALO DIRETAMENTE COM A PESSOA E NÃO MANDO RECADOS, ASSUMO QUANDO ESTOU ERRADA E SOU HUMILDE PARA PEDIR PERDÃO E PERDOAR TAMBÉM.

RETIFICANDO: ISSO NÃO VEM DE MIM, É DOM DE DEUS.
QUEM SOU EU PARA PERDOAR E NÃO FOR DEUS ME CAPACITANDO ATRAVÉS DE LÁGRIMAS E ORAÇÕES.

EU PENSO QUE AMIZADE É DE DEUS POIS JESUS FALOU QUE CHAMO DE AMIGO OS QUE ME SEGUEM. E, IRMÃO EM CRISTO É MAIS FORTE AINDA PORQUE É MAIS QUE UM AMIGO.

É AQUELE RELACIONAMENTO QUE BRIGAM, FICAM DE MAL, PERDOAM, MIL COISAS ACONTECEM...ÁS VEZES, FICAM BEM LONGE, OUTRAS MORAM NA MESMA CASA MAS NUNCA E NINGUÉM CONSEGUEM ROMPER A LIGAÇÃO DE IRMÃO.

NÃO TENHO IRMÃOS E IRMÃ DE SANGUE MAS TIVE E TENHO IRMÃOS E IRMÃS QUE AMO E QUE ACONTEÇA O QUE ACONTECER, NUNCA VAMOS DEIXAR MORRER NOSSO AMOR FRATERNO...SÃO POUCOS MAS SEI QUE SEMPRE ESTARÃO LÁ...SENTINDO A MESMA COISA...BJS...DEUS OS ABENÇOE.

9 comentários:

  1. Minhas ex-amigas agora são "inimigas" rss

    ResponderExcluir
  2. oii katia!
    nossa que historia complicada...
    talvez a J. estivesse tendo uma recaída bipolar, ou algo do genero... muito triste a historia dela... e tb o jeito como ela "puxa" as outras pessoas envolvidas [o marido dela, vc, etc], como se nao se importasse com elas... tb tenho uma ex-amiga... eu sabia desde o começo que ela era o que é, mas queria ficar ao lado dela, pra ajuda-la a se tornar uma pessoa melhor... ela merecia uma segunda chance, nao passava de uma pessoa amargurada pela vida. Mas o tempo passou, e agora eu vejo que naquela epoca eu mal passava de uma criança... mas esse foi outro limao sem açucar da vida..., nada que fosse azedo o suficiente pra me fazer desistir da limonada... rs..
    espero mesmo que td isso se resolva... te mandei um e-mail... bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Katia;
    Já tive muitas decepções com amizades também,mas quando é com alguém que consideramos muito; é mais sofrido;;mas é superável!!
    Pela história que vc detalhou;essa pessoa não é de confiança;pois se mostrou fria e egoísta;;; mas o ponto gritante de tudo; é que quando a pessoa é infeliz,não tem motivação,não gosta de si mesma;; como ela será ou mostrará algo de bom pra alguém????

    Reflita; para não ficar dando murro em ponta de faca...ok!!
    Abraços e não fique triste...

    ResponderExcluir
  4. eu tinha uma amiga que eu a considerava muito ela vende roupas e biju, eu sempre comprei e paguei tudo direitinho nunca atrasei nada as vezes dava até antes da data tudo para ajudar ela....faz 2 meses que estou em uma cituação dificil pois minha sogra teve que fazer uma cirurgia de corneas e já sabe n é? super cara,daí falei para ela que mes que vem eu pagaria o que devo ( 50,00 ) ela concordou só que agora vivi mandando mensagens super chatas tipos ameaças e dizendo que virá fazer barraco na minha porta, então eu disse p ela eu n sabia que o dinheiro valia mais que a amizade eu nunk falei p ela que eu n iria pagar... fica o tempo todo mandando mensagens uma pior que a outra... hoje vejo que ela nunca considerou essa amizade é uma pena que tenha acabado tudo assim... o pior é que ela é do tipo que sai falando inventando coisas p todo mundo... é tipo uma cobra.... mas entrego tudo nas mãos de Deus.... bjs.

    ResponderExcluir
  5. Por isso, achamos que conhecemos as pessoas e no fundo só vamos, realmente, conhecer quando acontece algo diferente. Precisei de outras pessoas e coisas acontecerem pra eu enxergar falsas amigas que eu amava como irmãs. Ainda bem que isso aconteceu com vc e comigo porque é Deus revelando que essas pessoas tinham que sair das nossas vidas; eram interesseiras e invejosas. Machuca mas é pra nosso bem. Quem é amiga de verdade, nunca acaba...bjs

    ResponderExcluir
  6. Que história em...--'
    mas poxa vá em frente, tenho vivido
    uma do tipo, menos complicada
    mas é uma amiga tbm.
    Vai dá tudo certo.
    jesus abençõe *-*
    <3

    ResponderExcluir
  7. Oi, obrigada, pela mensagem. Eu estou tentando apagar da mente. Cada vez que lembro dessas pessoas, penso que já entreguei nas mãos do Senhor e esqueço, penso em outra coisa...bjs...que o Senhor Jesus te abençoe, também...

    ResponderExcluir
  8. Amei tudo que vc colocou no seu blog. Muito bom.. Abraços. Que Deus contine te abençoando.

    ResponderExcluir
  9. obrigada por ter lido e deixado um recado.Abs.

    ResponderExcluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.