quarta-feira, 4 de novembro de 2009

EMOÇÃO, SENTIMENTO E AFETIVIDADE,

SORRIA SEMPRE E MUITO, MESMO QUANDO TUDO NÃO ESTIVER MIL MARAVILHAS.
Aprendi:

Emoção é aquilo que sentimos e logo passa. Ex.: num minuto você pode chorar ou ficar triste e depois de alguns minutos, você pode estar sorrindo e feliz por outra situação.

Sentimento é aquilo mais consistente, que demora para passar. Ex.: quando ama o seu filho, não muda daqui alguns minutos.


Afetividade é o que demonstramos, nossas atitudes referente ao objeto que estimamos. Ex.: um beijo, um abraço, etc.

Um terapeuta me falou uma coisa muito importante e conforme eu fui me observando, verifiquei a verácidade de sua teoria.


Eu ligava para ele, chorando e dizendo estar confusa como se minha casa estivesse bagunçada e ele com a maior calma, falava para eu desabafar e pensar que aquilo ía passar porque nossas emoções se desconstroem e constroem, o tempo todo.

Um minuto você fica sem saber o que esta acontecendo mas se senti triste e precisa chorar, desabafar. Passa mais um tempo, você se vê bem, tranquila e tudo passou.

Agora, eu sei, quando fico confusa por determinados fatos, sei que logo vai passar porque são minhas emoções se desconstruindo e se construindo...rs.

Assim, é bem melhor do que achar que é tristeza profunda ou que vai demorar para passar.


Como dizem, no popular:"tudo é passageiro menos o cobrador e o motorista"...rs.

Sentimentos: muitas vezes, nos engana. Pensamos sentir algo e no final é outra coisa. Como diz a bíblia sobre isso:

Salmos
73:26 A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.

Provérbios
15:13 O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.

Ezequiel
36:26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

Lucas
6:45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

Jeremias
17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Afetividade:

É o que devemos demonstrar o tempo todo a quem amamos e aos nossos colegas, próximos em geral. Um sorriso, muitas vezes, faz toda a diferença.

Por isso, sorria para vida, para você, para todos porque esse sorriso voltará para você de outras formas...como é bom a afetividade...curtam isso.

2 comentários:

  1. Oi, amadinha... retomando as minhas visitas!!Estava com saudades de vir aqui e ler teus posts! Gosto bastante do que escreves!O mundo nos oferece o que dermos a ele... se sorrir para a vida ela sorrirá pra nós, como dizes, então por isso tento ser o mais positiva e alto-astral nas minhas atitudes, pois é o que tenho em retribuição!É claro, que temos altos e baixos, mas sempre focando ser feliz, agradecendo ao Pai por tudo que temos e somos!!!
    Beijo pra lá de grande!!!

    ResponderExcluir
  2. mto bom.. copiei todos esses versiculos. Tinha alguem q precisava ler um deles....

    mto obrigada

    bjuss

    milla

    ResponderExcluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.