quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O QUE É AMIZADE PARA MIM.

NÃO CONSIGO SER MEIO AMIGA, NÃO CONSIGO AMAR DESDE QUANDO CADA UM COM SEUS PROBLEMAS. NÃO CONSIGO SER FRIA DIANTE DAS PESSOAS QUE CONHEÇO E SINTO AMIZADE, AMOR...SE NÃO FOR ASSIM PREFIRO NÃO TÊ-LAS.

OU SOU INTEIRA OU NÃO SOU NADA, OU SOU EU OU NÃO SOU NINGUÉM.

DETESTO HIPOCRISIA, MENTIRAS, SUPERCIALIDADE, MEDIOCRIDADE E ME RECUSO VIVER ASSIM, MESMO QUE ISSO ME CUSTE ETERNAS LÁGRIMAS DE DECEPÇÕES E TRISTEZA DA MAIORIA DAS PESSOAS VIVEREM ASSIM POR SE SENTIREM MAIS PROTEGIDAS NO SEU MUNDO DE MENTIRAS.

QUANTO MAIS AS PESSOAS ESCONDEM SUAS LOUCURAS, MAIS VIVEM EM SUAS PSEUDO-VERDADES. PASSAM COMO PESSOAS SUPER BEM RESOLVIDAS E NO ENTANTO NÃO PASSAM DE GRANDES ATRIZES VIVENDO ATRÁS DE SEUS CONFORTÁVEIS PERSONAGENS.

PREFIRO PAGAR O PREÇO DE SEU EU MESMA DO QUE VIVER ASSIM.

minha autoria: Katia Regina Ferreira Pinto, 4º semestre de Pedagogia.
TEXTO PEGO NA WIKIPÉDIA:

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.

Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.

A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".

Popularmente, se diz que "o cão é o melhor amigo do homem".

O Dia do Amigo é comemorado em 20 de julho.

Religião e cultura popular

A amizade, tem sido considerada pela religião e cultura popular, como uma experiência humana de vital importância, inclusive tendo sido santificada por várias religiões. No Poema de Gilgamesh, se relata a amizade entre Gilgamesh e Enkidu. Os greco-romanos tinham, entre outros vários exemplos, a amizade entre Orestes e Pílades. Na bíblia, cita-se no livro de 2 Reis, a amizade entre Davi (que depois se tornaria rei em Israel) e Jonatas (filho do Rei Saul)[1] . Os evangelhos canônicos falam a respeito de uma declaração de Jesus, "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos." [2]. Salomão escreveu a sabedoria da Amizade em seus Provérbios: "Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão"[3] .

As relações de amizade são amplamente retratadas tanto na literatura como no cinema e na televisão. como exemplos, podemos citar: Dom Quixote e Sancho Pança, Sherlock Holmes e Watson, os Três Mosqueteiros, O gordo e o magro, Os três patetas, a série Friends, etc.

Senso comum

A amizade comum costuma determinar, também através da sabedoria popular, aquilo que se deve esperar como sendo componente de uma amizade ideal. Embora muitas vezes na prática alguns ou muitos destes componentes não estejam presentes na relação de amizade, a título informativo, algumas destas afirmativas estarão sendo listadas abaixo:

  • a tendência de desejar o melhor para o outro;
  • simpatia e empatia;
  • honestidade;
  • lealdade;
  • A amizade leva a um sentimento de altruísmo e lealdade, ao ponto de colocarmos os interesses do outro à frente de seu próprio interesse. Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo;
  • Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos;
  • Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los;
  • Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo creem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como amor philéo = amor de amigos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SITE: http://www.soartigos.com/articles/1295/1/A-Amizade/Page1.html


A Amizade

A Amizade pode ser definida como uma identidade de idéias, pensamentos e ações.

Quando conseguimos tornar sólida uma amizade é porque encontramos em outro ser humano, muitas atitudes mentais e de comportamentos semelhantes aos nossos.

Daí a aversão às vezes, que temos a outras pessoas, que nada mais é que uma rejeição ao seu perfil psicológico, o qual não combina com o nosso.

A Amizade, quando bem cultivada, é um dos relacionamentos mais nobres que podemos ter com outra pessoa.

É mais fácil, às vezes, uma amizade baseada em princípios sólidos e leais, ser mais duradoura do que um próprio relacionamento conjugal.

A Amizade, para ser perfeita, precisa ser estruturada dentro das seguintes virtudes:

  • Confiança: É a base da Amizade. Um amigo que não confia no outro não pode ser considerado amigo;
  • Lealdade: Fundamental entre dois amigos. A deslealdade pode destruir qualquer Amizade;
  • Coragem: A partir do momento que adquirimos uma grande Amizade, devemos lembrar que num perigo ou ameaça contra um amigo não podemos abandoná-lo. A covardia não combina com a Amizade;
  • Honestidade: Devemos ser honestos não só em todos nossos atos, mas também com todos nossos amigos. E para sermos honestos com os outros, devemos primeiro ser com nós mesmos.

É difícil conseguirmos um amigo verdadeiro, de confiança, leal, corajoso e honesto. É melhor, portanto, ter poucos amigos com essas virtudes do que muitos sem uma delas. Na Amizade o que conta é a qualidade e não a quantidade.

Geralmente, os nossos amigos verdadeiros vêm da infância. O tempo de convivência desde a fase de criança, compartilhando com coisas boas e ruins juntos ajudam bastante na formação da Amizade.


Porém essa não é uma regra geral, pois muitos dos nossos amigos de verdade conhecemos também na fase adulta. Nessa fase, já temos um discernimento mais apurado em relação aos nossos semelhantes, para escolhermos como amigos.

É muito importante termos amigos. Mas devemos ter cautela em selecioná-los, para mais tarde não termos decepção em relação aos mesmos.

O que não podemos fazer é deixar de ter amigos. Sem Amizade, nossa vida perde o sentido, nos torna egoísta.

E como cita o grande escritor libanês Khalil Gibran, na sua obra: O Profeta: “Pois o que seria vosso amigo se apenas o procurásseis para matar o tempo? Procura-o sempre com horas para viver. Pois ele é para preencher vossa necessidade, não vosso vazio”

__________________________

( 1 ) Janilson Barros do Amaral – Engenheiro Agrônomo - Gerente Regional – EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – Gerência Regional Santa Maria da Vitória – BA.

E - mail: jbamaral@gmail.com


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Grande Amizade

Diz uma lenda árabe, que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram, sendo um deles esbofeteado, ofendido e sem nada a dizer, escreveu na areia: "hoje meu melhor amigo me bateu no rosto".

Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram tomar banho, o que havia sido esbofeteado começou a se afogar, sendo salvo pelo amigo. Ao se recuperar, pegou um estilete e gravou em uma pedra: "hoje meu melhor amigo salvou-me a vida".

Intrigado, o amigo perguntou:
-Por que depois que te bati, você escreveu na areia, e agora escreveu na pedra?

Sorrindo, o outro amigo respondeu:
-Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregarão de apagar, mas quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração, onde vento nenhum do mundo tem poder de apagar.


Desejo que em sua vida encontre muito mais amigos que possam ser gravados na memória e no coração! Que lhe traga a felicidade de se sentir especialmente privilegiado por ter na vida amigos verdadeiros.

Pescador de Jaú

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SITE: http://www.folhadecontagem.com.br/site/modules.php?name=News&file=article&sid=4671
Adilson Luiz Gonçalves
Escritor, Compositor, Engenheiro e Professor Universitário

A amizade é uma das relações mais complexas do ser humano, pois envolve vários sentimentos: lealdade, camaradagem, respeito, solidariedade... Mas, se não houver reciprocidade, não é amizade!
Não se testa uma amizade! Não se cobra uma amizade! Não se abusa de uma amizade! Não se esnoba ou desdenha de uma amizade!

Um amigo não é somente aquele com quem podemos contar em qualquer circunstância: é também aquele para quem estamos disponíveis a qualquer hora. Também não é aquele que ouve nossos lamentos, compreensivo; nem o que aplaude, maravilhado, nossos sucessos. Amigo é, também, aquele cuja tristeza nos afeta e cuja felicidade nos satisfaz na mesma medida.

Amigo não é aquele que incentiva, tolera ou compartilha de nossos vícios e defeitos, mas aquele perante o qual nos sentimos impelidos e incentivados a corrigí-los.

Amizade não mede palavras, mas um amigo não as usa para ferir ou humilhar. Se isso ocorre, no entanto, ele não espera que o outro simplesmente o perdoe, mesmo que tenha certeza de que isso ocorrerá. Antes disso, se apressa em pedir desculpas e, mais que isso, procura não repetir o erro!

Ninguém é perfeito, apesar de alguns acreditarem piamente nisso.
Um amigo espera ser entendido, mas também procura entender! Considera um amigo como igual e não como um suporte ou como alguém que deve viver a sua sombra.

Tem gente que quer pessoas que lhes dêem apoio nos momentos de tristeza, que comemorem seus momentos de alegria, e que, sobretudo, não lhes dêem problemas. Ou seja, querem apenas fãs!

Só que amigo não é apenas aquele que nos segue para onde formos. É aquele com quem nos sentimos bem - e que se sente bem conosco - em qualquer lugar! É aquele que sabre brincar e receber uma brincadeira com o mesmo espírito.

Amizade dá a mão, quando preciso; mas, nunca impõe algemas. Amizade disponibiliza, não cobra. Amizade não se impõe, se merece. Amizade não tem tempo ou lugar.

Como diz Milton Nascimento: "Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração, mesmo que o tempo e a distância digam não..."! Amigo é bom como é, e não como queremos que seja. Também não é aquele que afirmamos conhecer bem. É quem buscamos conhecer cada vez melhor. Quando alguém estipula "suas" condições para que uma amizade continue é porque se acha tão superior ao outro que este deve adaptar-se ao seu ego. Em suma, é porque já não existe mais amizade. Na verdade, talvez ela nunca tenha existido e fosse tão somente um instrumento: oportuno, momentâneo, descartável...

O fato é que a amizade tem muito de inexplicável, portanto, não faz sentido fazer "check list" ou analisar antecedentes sociais, financeiros, religiosos, raciais ou profissionais para definir se determinado indivíduo serve para ser amigo ou não. Amizade é coisa de pele e não de grife!

Assim, amizade é uma coisa muito séria! Não pode ser comprada nem condicionada! Se assim for, não é amizade: é interesse que se esgota quando o "amigo" não serve mais, quando não está mais "à altura"...

Coisa de amigo: "da onça", "urso", "cachorro"...
Ops! Peço perdão aos animais pela comparação imerecida.

Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Folha de Contagem. Mande seu texto para a seção Opinião, e-mail: contato@folhadecontagem.com.br

2 comentários:

  1. Olaaa amigaaaa...

    Perdao. viseu email e nem li, vim direto pra cá.
    Mto lindo esse post viu.
    Eu tbem acredito mto na amizade q pressupoe confiança. Eh e por isso q vivo me fodendo...
    Por isso kestiono se existe mesmo amizade entre namorados e afins.Pois se tornam sem pre ex.
    Bem.... tenhu uma amiga que definitivamente não da perdao pra ngm.

    Ela sempre diz q se vc perdoar uma vez, a pessoal q se perdoou vai sempre fazer a mesma coisa.

    Eu acho q ela tah certissima e adotei essa filosofia pra mim tbem, pq constatei como ela eh sabia!

    hehhehe...

    Amizade pressupoe confiança.

    bjusss

    ResponderExcluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.