quarta-feira, 22 de julho de 2009

NUNCA SINTA AUTOCOMISERAÇÃO...


"Eu nunca vi um animal selvagem sentir pena de si mesmo, Um pássaro cairá congelado e morto de um galho sem nunca ter sentido pena de si mesmo."


D. H. Lawrence


Do filme: "Uma questão de honra." Com Demi Moore.

Amei esse filme e procurei a muitos anos pois tem grande mensagem.



Autocomiseração quer dizer "pena de si mesmo". Quantas vezes, ficamos com dó de nós mesmos, nos achando incapazes de tudo.
Parece tudo tão longe de nós alcançarmos e nos acomodamos, dizendo que temos que nos contentar com uma "vidinha mediocre", fútil, vázia, sem sentido.

Tem vezes, por excesso de humildade ou por não nos impôr, acabamos passando essa imagem de coitadinhos.

Tudo bem, que passamos por fases ruins. Eu que o diga: passei por depressões bravas e não conseguia enxergar o quanto superior eu era sobre o problema ou sobre as pessoas que me causavam eles.

Tudo que falo pra vocês, podem ter certeza que falo a mim mesma. Pois preciso ouvir isso sempre pra não ter nenhuma recaída e não me dar o valor que eu mereço.

O melhor para a maioria das pessoas é ter bens materiais, status, nome importante, ser famoso, mostrar coisas para os outros, do tipo: não tem nem o que comer em casa mas tem um carro bom, ou não tem estudo mas tem o último celular que saiu pra mostrar para os outros.

Tudo isso, não passa de pessoas complexadas que foram muito pobres, ou tem problemas de não aceitação de si mesmas, enfim são pessoas problemáticas, vázias que mais vale o dinheiro em si do que mil livros.

Claro que vivemos numa sociedade que a cada dia tem seus valores deturpados mas ainda bem que tem os que fazem a diferença, os que pensam, refletem, amam o conhecimento e os valores espirituais.

Aqui, tudo é muito passageiro. Piscamos os olhos e se passaram 10, 20, 30 anos e perdemos até as contas dos meses e anos.

Pensava que iria ser adolescente pra sempre e achava todos tão velhos pra mim. Sonhava com os 20 anos passou e não aconteceu nada, depois achava uma moça super velha e ela tinha apenas 26 anos e hoje já passei por lá e me sinto jovem.

Muito irõnico o tempo, não?

Chegar aos 40 anos, era impossível, nunca me imaginei com essa idade e pra falar a verdade, continuo sem imaginar...rs...só sei que tenho, querendo ou não.

Graças a Deus, que me ajudou a não ficar toda enrrugada e nem acabada mas sei que agora tenho que me cuidar mais.

Enfim, me sinto mais jovem agora, do que quando tinha 20 anos e acredito mais em mim e que estando viva, com saúde, tudo me é possível fazer e quero muito mais.

Depois conto mais...

11 comentários:

  1. sou evangelico,tenho 33 anos e estou casado a quase 2 anos,moro fora do Brasil,no momento estou passando por dificuldade financeira,desempregado e querendo voltar para o Brasil.as vezes crer que as coisas vão mudar é dificil,pois acreditar e nao ver as coisas solidas,tangiveis,poupaveis é muito dificil.principalmente quando voce esta passando por momento dificil e nao está entendeno o por que vc está passando por tudo isso.essa palavra autocomiseração me chamou muita atenção no seu blog,por que já escutei um pastor pregar a respeito com essa palavra.mas essa palavra vem pra todos,basta apenas a gente aceita-lá ou não pra nossa vida,porque infelizmente muitas coisas acontece é para o nosso amadurecimento,mas até mesmo uma fruta para amadurecer passa pelo teste do tempo.quando nós estamos passando por isso é dificil de mais,a vezes penso até tirar a vida,mas até pra isso é dificil por que pela palavra da biblia eu sei que vou direto para o enferno.mas se tem momento da vida da pessoa que tem que passar? tem que passar mesmo!querendo ou não a pessoa,aceitando ou não a pessoa.as vezes creio que isso possa ser destino ou a cruz que está bastante pesada.desculpa-me o meu desabafo

    ResponderExcluir
  2. Fique a vontade, pode desabafar...Deus abençoe. Katia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Buscando algo tempos atrás encontrei em seu blog uma palavra esclarecedora e assim adicionei em meus favoritos, pois gostei muito de tudo que aqui li e vi. Algo me tocou...Agora passo novamente pela mesma situação e encontro aqui neste texto. Deus novamente no controle, usando de todas as formas falar comigo e permitir q possa alcançar um pouco mais de maturidade e sabedoria. DEUS SEJA LOUVADO! Por tudo que vejo aqui, vc é bem parecida comigo no jeito de se expressar, pensar e sentir. Sinto uma energia boa...DEUS A ABENÇOE e continue a iluminar seus pensamentos para que as coisas aqui postadas sejam luz e sal para os que estão desorientados ou buscam algo mais na complementação do processo de busca a Deus e crescimento. Sou cristã. Bjo no coração

    ResponderExcluir
  5. Agradeço de coração. Vc não imagina como seu comentário foi relevante na minha vida, nesse momento. É tão bom se sentir útil nas Mãos de Deus. Deus a abençoe grandemente...bjs...conte comigo.

    ResponderExcluir
  6. sempre analiso este assunto, e tento nao me abater com ele me sentindo um pobre coitado, luto com a certeza que no nono céu, haverá uma nova esperança e uma mudança radical como afirma apocalipse 21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito nisso Pastor, mas creio que devamos ser felizes aqui. Sou feliz quando estou em paz com Deus e comigo. Se nós queremos a felicidade do nosso filho quanto mais Deus que tem amor infinito...tudo depende de como lidamos com nossas dores...a paz.

      Excluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.