Caminhada R A:

sexta-feira, 17 de julho de 2009

AMOR EM GREGO: ÁGAPE, PHILEO OU PHILLUS E EROS.


TEM COISAS QUE NO NOSSO VOCABULÁRIO FICA MUITO POBRE E DÁ MARGENS A ERROS DE INTERPRETAÇÃO.
QUANDO FALAMOS DE AMOR, FALAMOS SOBRE TUDO E TODOS DO MESMO JEITO E MUITAS VEZES SE TORNA UMA PALAVRA VÁZIA, USADA POR PESSOAS QUE NEM SABEM O QUE É AMOR.

FALEI ANTERIORMENTE DO AMOR ÁGAPE QUE É O DE DEUS, O SUPREMO, QUE NÃO TEM IGUAL E SÓ EXERCEMOS QUANDO O AMOR DELE HAJE ATRAVÉS DE NÓS E NÃO POR DOM OU MÉRITO NOSSO.

AGORA VAMOS FALAR DO AMOR PHILEO OU PHILLUS, O AMOR DE IRMÃO. FRATERNO.

Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar.

A interpretação cristã sobre a origem de Jesus, engloba este tipo de amor para descrever o ato de Deus, que, ao ver a humanidade perdida, entrega seu filho unigênito, para ser morto em favor do homem.

AMOR EROS É O AMOR ENTRE UM HOMEM E UMA MULHER. O MAIS CONHECIDO E DISCUTIDO.

Eros representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e freqüentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual.

Ao contrário vem a Psique, que representa o sentimento mais espiritual e profundo.


Pragma
Pragma (do grego, "prática", "negócio") seria uma forma de amor que prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material. Está sempre cheio de perguntas. O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? Como minha vida vai mudar se eu me casar?

Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca.

5 comentários:

  1. Pelo conhecimento que tenho, sempre escutei que PHILEO é o amor de familia (pai ou mãe para filho(a)), irmãos etc.

    Tenha um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Pelos estudos que fiz e até em alguns sites a explicação é essa. Agora, do filho para os pais, não vi definição. Se caso vc tiver algo pra acrescentar...estou a disposição...por favor entre sempre no último post...pois eu só vi o que vc escreveu porque estou revisando...os meus textos estão escritos por mim de um jeito mas o google trocou a ordem de algumas palavras...bjs.

    ResponderExcluir
  3. storge... é o amor familiar! espero que tenha ajudado...Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Verdade. Havia esquecido, vou colocar...obrigada.

    ResponderExcluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.