sexta-feira, 17 de julho de 2009

AMOR EM GREGO: ÁGAPE, PHILEO OU PHILLUS E EROS.


TEM COISAS QUE NO NOSSO VOCABULÁRIO FICA MUITO POBRE E DÁ MARGENS A ERROS DE INTERPRETAÇÃO.
QUANDO FALAMOS DE AMOR, FALAMOS SOBRE TUDO E TODOS DO MESMO JEITO E MUITAS VEZES SE TORNA UMA PALAVRA VÁZIA, USADA POR PESSOAS QUE NEM SABEM O QUE É AMOR.

FALEI ANTERIORMENTE DO AMOR ÁGAPE QUE É O DE DEUS, O SUPREMO, QUE NÃO TEM IGUAL E SÓ EXERCEMOS QUANDO O AMOR DELE HAJE ATRAVÉS DE NÓS E NÃO POR DOM OU MÉRITO NOSSO.

AGORA VAMOS FALAR DO AMOR PHILEO OU PHILLUS, O AMOR DE IRMÃO. FRATERNO.

Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar.

A interpretação cristã sobre a origem de Jesus, engloba este tipo de amor para descrever o ato de Deus, que, ao ver a humanidade perdida, entrega seu filho unigênito, para ser morto em favor do homem.

AMOR EROS É O AMOR ENTRE UM HOMEM E UMA MULHER. O MAIS CONHECIDO E DISCUTIDO.

Eros representa a parte consciente do amor que uma pessoa sente por outra. É o amor que se liga de forma mais clara à atração física, e freqüentemente compele as pessoas a manterem um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual.

Ao contrário vem a Psique, que representa o sentimento mais espiritual e profundo.


Pragma
Pragma (do grego, "prática", "negócio") seria uma forma de amor que prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material. Está sempre cheio de perguntas. O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? Como minha vida vai mudar se eu me casar?

Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca.

7 comentários:

  1. Pelo conhecimento que tenho, sempre escutei que PHILEO é o amor de familia (pai ou mãe para filho(a)), irmãos etc.

    Tenha um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Pelos estudos que fiz e até em alguns sites a explicação é essa. Agora, do filho para os pais, não vi definição. Se caso vc tiver algo pra acrescentar...estou a disposição...por favor entre sempre no último post...pois eu só vi o que vc escreveu porque estou revisando...os meus textos estão escritos por mim de um jeito mas o google trocou a ordem de algumas palavras...bjs.

    ResponderExcluir
  3. storge... é o amor familiar! espero que tenha ajudado...Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Verdade. Havia esquecido, vou colocar...obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por seu empenho e dedicação!

    ResponderExcluir

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.