segunda-feira, 8 de junho de 2009

TRABALHO DA FACULDADE DE CULTURA DE PAZ:


Fiz com pré adolescentes: fizemos vários fantoches com caixinhas de leite vazia e cada um fez uma redação com o título:"Em que posso melhorar meu planeta?"
Ficou 1.000. Precisei da ajuda, urgentíssima, do meu namorado e do meu filho mas valeu demais. Vou passar tudo para o síndico pra fazermos um mural e implantar reciclagem no prédio. Todos fazem parte de um grande quebra-cabeça, para tudo se completar. Assim como em tudo na vida: precisamos uns dos outros, sempre.
Agradeço a todos que fizeram parte e que ainda faram. Se cada um fizer sua parte, mesmo achando ser insignificante, será de grande valia.


Qual a Importância da Reciclagem?

O papel tem origem na celulose dos vegetais, nomeadamente o eucalipto, o pinheiro e a acácia. Por cada tonelada de papel reciclada evita-se o abate de 20 árvores, economiza-se 71% de energia elétrica, 90% de água e 74% de poluição do ar.
O plástico apresenta um tempo médio de decomposição entre os 200 e os 500 anos (dependendo da sua constituição química). Acrescendo ainda o fato da grande maioria dos plásticos serem fabricados a partir do petróleo, que é altamente tóxico e poluente, é imperativa a aposta na sua reciclagem.
Os metais são obtidos a partir dos elementos presentes na terra que fazem parte dos recursos não renováveis. O alumínio demora cerca de 500 anos para se decompor, sendo, por isso, necessária a sua reciclagem.
O vidro é fabricado a partir de areia, calcário, soda cáustica e cacos de vidro. Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca de1300 kg de areia, diminui-se a poluição atmosférica e hídrica.
As pilhas e acumuladores contém inúmeros materiais tóxicos e perigosos que podem provocar poluição ao nível dos solos e das águas subterrâneas, podendo ainda provocar no homem doenças gravíssimas, como o cancro.
Como tal, ao reciclar as pilhas estamos a recuperar compostos químicos que podem voltar a ser utilizados no fabrico de novos materiais.
Como parte integrante no ambiente, nosso dever e papel é fazer com que nossa convivência seja cada vez menos negativa, ou seja, nossas atitudes devem preservar a continuidade do planeta.
Nossa atitude de hoje é diretamente responsável pelo dia de amanhã aos nossos sucessores.

Fazendo sua parte o planeta lhe diz OBRIGADO!
RECICLAGEM

Coleta e Separação Triagem de material: (papel, metal, plástico, madeira)

Revalorização Etapa intermediária que prepara os materiais separados para serem transformados em novos produtos.
Transformação Processamento dos materiais para geração de novos produtos a partir dos materiais revalorizados.
Para garantir a sustentação econômica da reciclagem, deve-se levar em consideração:
Custo da separação, coleta, transporte, armazenamento e
preparação do resíduo antes do processamento;
Quantidade de material disponível e condições de limpeza;
Proximidade da fonte geradora ao local onde o material será reciclado;
Custo do processamento do produto;
Características e aplicações do produto resultante;
Demanda do mercado para o material reciclado.
REDUÇÃO
No ambiente de trabalho:
Utilize produtos feitos de papel reciclado. Produzir papel reciclado reduz a energia de 70 a 90% e contribui para prevenir o desmatamento de florestas.
Procure imprimir os dois lados do papel.
Configure sua máquina para o modo econômico de energia, deste modo ele irá desligar automaticamente toda vez que você se ausentar. O monitor ligado é responsável por 80% do consumo do seu computador.
Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes visto que abatem 75% de energia e duram 6 vezes mais. Essa ação reduz a emissão de carbono em 136 kg por ano.

Prefira janelas maiores e amplie a iluminação natural no seu ambiente de trabalho.

Elimine todo e qualquer vazamento. Uma torneira gotejando chega a um desperdício médio de 46 litros por dia, o que equivale a 503.700 litros por ano.

Desligue os aparelhos eletro-eletrônicos que não estiver usando. Reduza a emissão de dióxido de carbono em milhares de quilos se desligar sua televisão, aparelho de DVD.

REUTILIZAÇÃO
Seja criativo, procure dar nova utilização para os materiais que seriam descartados.
Crie o hábito de reaproveitar. Caso seja indispensável imprimir um documento, procure aproveitar os dois lados da folha de papel. Programe as impressoras para imprimir frente e verso.
PARA ESTA CRISE AMBIENTAL SEM PRECEDENTES, SUGERIMOS MANTER EQUILÍBRIO COM USO RACIONAL:
Reduza a intensidade de materiais de bens de consumo e serviços.
Reduza a intensidade de sua Energia em sua casa e no trabalho.
Reduza a quantidade de produtos que são importantes para Ecologia.
Organize equipes com elementos recicláveis, cadastre-se em empresas de reciclagem para buscar em sua rua, escola, associação, condomínio e outros...
Ao lavar louças retire todo alimento antes de lavá-las, economize nos quintais, descargas, lavar roupa, lavar os carros.
Evite o uso de descartáveis, mesmo que nos ofereça um melhor conforto momentâneo.
Exija produtos eletrônicos com o selo Procel.
Conserte torneira e vazamentos de água.
Doe móveis, materiais recicláveis, para projetos com políticas sociais confiáveis.
Nas feiras, mercados, farmácias utilize sacolas recicláveis, não esqueça em seu carro, guarde em suas bolsas.
Torne a utilizar produtos de vidros, ou reciclem garrafas PET, (100 toneladas de plásticos reciclados de petróleo deixam de ser extraídos).
Considerando o impacto causado ao meio ambiente e a qualidade de vida dos seres humanos, vamos reconstruir nosso comportamento social.
Conscientização Ambiental, está em nossas mãos!!!
Faça sua parte, você também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOU FICAR MUITO CONTENTE SE VOCÊ DER UM POUCO DO SEU TEMPO PARA ME DEIXAR UM RECADINHO,OBRIGADA. DEUS O ABENÇOE.